Para inaugurar o espaço do timoBlog maneira vigorosa, publicamos o prólogo da edição brasileira do Manual prático de aleitamento materno, que explica um pouco a trajetória desse livro e, também, da editora.
“Este título representa a concretização de um sonho: como uma das fundadoras de um grupo de apoio à amamentação em São Paulo, sempre senti falta de um texto que fosse de fácil linguagem e que desse suporte técnico confiável às mulheres, com certa frequência confinadas em suas casas nas primeiras semanas após o nascimento de seus bebês e rodeadas de estereótipos sobre como amamentar. Também por conta do grupo de apoio, já ouvi alguns profissionais de saúde reproduzindo mitos e falácias a respeito da amamentação, minando a confiança das mães em sua capacidade de nutrir seus filhos. Ganho de peso irregular, o que é uma boa “pega”, galactogogos, bicos artificiais, amamentação de gêmeos, amamentar após a cesárea, mamadas noturnas, choro do bebê, muitos são os aspectos que envolvem a amamentação, poucos são os profissionais bem preparados para dar respostas amorosas e embasadas às dúvidas das mulheres.
Como diz o dr. González, a maior parte das mães dá o peito para seus filhos, mas a maioria deixa de amamentar antes do que desejava, e poucas chegam ao período de dois anos que a Organização Mundial de Saúde, o UNICEF ou a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam.
Este livro pretende oferecer uma informação concisa, confiável e prática sobre o aleitamento materno, que permita:
1) aos profissionais de saúde ajudar com eficiência às mulheres que amamentam, e
2) às mães amamentar com prazer e segurança.
Por fim (mas não menos importante), cabe aqui registrar o apoio essencial de muitas pessoas, sem as quais este lançamento não teria sido possível: ao dr. Carlos González, por sua confiança no nosso trabalho; à tradutora Maria Bernardes, brasileira residente na Espanha, por sua parceria, amizade e incentivo que excedem nossa relação de trabalho; à dra. Tereza Toma, por sua revisão técnica, por sua generosidade e paciência irrestritas conosco, por suas leituras e sugestões sempre certeiras; ao pessoal da IBFAN, por sua torcida para que o livro saísse; e às meninas da Matrice e suas famílias, todas, às que estão desde o início (em especial, Fabiola Cassab), às que já passaram pelo grupo, às que estão lá nesse momento, e até às que ainda virão, pela importância e sentido que dão ao aleitamento materno.
Que esse manual seja uma referência indispensável para qualquer pessoa, profissional ou não, que lide com amamentação.”
Ass.: Ana Basaglia, mãe, designer, uma das fundadoras da Matrice e, agora, editora