Amamentar vale a pena? Para quem? Como defender a amamentação sendo profissional da saúde? Como cuidar do aleitamento materno priorizando mulheres e bebês? Quem trabalha com amamentação sabe: o caminho é longo, árduo, requer estudo constante e muita capacidade interlocutora. Com a amamentação, é preciso se dedicar a gastar o verbo.
Não é diferente para médicos pró-aleitamento. É o caso do escritor Moises Chencinski, pediatra reconhecido pela defesa do aleitamento materno e autor de 5 livros.
É com muita alegria, aliás, que a Editora Timo apresenta sua mais nova obra: Crônicas agudas de aleitamento materno.
Em formato de crônicas, o livro tece um caminho do aleitamento do começo ao fim, abordando a amamentação na primeira hora de vida até o desmame natural. Mais do que isso, traz uma narrativa leve e divertida, estruturada com informação, opinião e cultura – tudo que o aleitamento precisa para ser mais efetivo em nossa realidade social. Como Moises pontua muito bem no livro:
Amamentar é complexo. Para que seja possível, é necessário ativar um grande sistema de engrenagens, com base no conhecimento, na experiência individual e coletiva, em leis e políticas públicas, na compreensão e participação da sociedade, de toda uma rede de apoio, e de profissionais que estejam dispostos a estudar, aprender, escutar, empatizar e oferecer condições para que cada dupla mãe-bebê escolha seu próprio caminho. E esse não é o fim. Esse é mais um passo nessa trajetória em que caminham juntos cada dupla mãe-bebê, com sua rede de apoio e com seus profissionais de saúde materno-infantil em uma relação construída e mantida constantemente.
Quem é o Doutor Moises?
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação Médica Brasileira (AMB). Formado pelo CEPAH – Centro de Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia com título de especialista em homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2016/2019). Membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Autor de “Homeopatia, mais simples que parece”, “Gerar e nascer, um canto de amor e aconchego”, “Aleitamento materno na Era Moderna” e do infantil “Mamífero que fala, né?”. E, agora, do livro “Crônicas agudas de aleitamento materno”. Editor responsável pela revista Doses Mínimas, sobre homeopatia. Editor do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Autor do blog Eu apoio Leite Materno. Colunista do Blog da Editora Timo.