Blog Post

Como conciliar a amamentação com o diabetes?

Recebemos esse depoimento há tempos atrás:
“Preciso compartilhar minha alegria: 3 meses com amamentação exclusiva. Sou diabética e por conta da variação da glicemia nem todas conseguem (e não são muito incentivadas a) amamentar. No meu primeiro filho consegui apenas um mês de amamentação exclusiva, e logo veio o desmame precoce. Com a segunda bebê estamos no terceiro mês e, pelo jeito, vamos até os 6 meses para começar a introdução de complemento alimentar. Estou super orgulhosa e feliz!”

Muito tempo depois, recebemos mais um depoimento, da mesma mãe:
“Sou diabética há 18 anos, tive dois filhos e ainda amamento a caçula. Cada pessoa é uma pessoa, cada vida é uma vida, existem ‘nãos’ que são dados pelas condições de cada corpo. Contudo, existem ‘nãos’ que são dados pela falta de informação e apoio. A amamentação é uma delas, não existem ‘nãos’ a priori: diabética pode amamentar, mãe adotiva pode amamentar, mãe de gêmeos pode amamentar, mãe de dois filhos de idades diferentes pode amamentar os dois filhos, quer saber mais sobre isso? Busque mais informação sobre amamentação!”

O que o dr. González diz, no livro “Manual prático de aleitamento materno”:
“A amamentação não só é possível, mas é também muito recomendável para a mãe diabética. Em um grupo de 809 diabéticas gestacionais, as 404 que deram o peito mostraram uma melhor tolerância à glicose, menor incidência de diabetes insulinodependente e um aumento do colesterol HDL sem aumento do colesterol total. Quanto mais exclusiva e prolongada for a amamentação, menor é o risco da mãe com diabetes gestacional de desenvolver diabetes em dois anos de acompanhamento. A maior duração da amamentação é associada a um menor risco de sofrer diabetes tipo 2 ao longo da vida.
A amamentação também é benéfica no caso de diabetes insulinodependente. As mães com diabetes tipo I que dão o peito não têm mais hipoglicemias, mas, sim, uma glicemia mais estável. No início da amamentação, as necessidades de insulina da mãe costumam diminuir, e foram observadas hipoglicemias nas mães que mantêm a mesma dose de insulina anterior à gravidez.”
Você conhece alguma mãe diabética que está amamentando seu bebê? Ou você tem diabetes e está com dúvidas a respeito de como proceder para amamentar com segurança? Vamos falar mais sobre isso?

Poste aqui suas principais dúvidas, que semana que vem teremos nossa #rodadeconversa mensal e poderemos levar suas questões para serem debatidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Um presente para a vida toda!

A Editora Timo é uma editora independente e desde 2014 vem trabalhando para trazer