Blog Post

Como amamentar sem dor

Não são raras as mulheres que dizem que amamentar é difícil, ou contam seus dolorosos casos com relação a esse assunto. A média nacional de amamentação exclusiva no Brasil é de apenas 54 dias, sendo que a recomendação da OMS é por 6 meses exclusivamente e até os 2 anos ou mais (após a introdução de outros alimentos).

Amamentar é extremamente importante para mãe e bebê e não deve ser doloroso para nenhuma das partes – para isso é necessário haver uma pega correta. Ainda hoje são poucos os profissionais de saúde que abordam esse tema de uma forma clara e ao mesmo tempo amorosa, pois a informação precisa ser passada para a mãe de forma objetiva, transparente e de um jeito que ela se sinta segura e acolhida.

Essa imagem mostra a maneira correta com o bebê deve pegar a mama. Caso seu filho esteja tendo dificuldade em colocar toda a aréola (e não só o bico) na boca, tente esvaziar um pouco o peito antes de oferecer a ele. Se o seu peito está doendo durante a mamada, é muito provável que durante essa ou nas mamadas anteriores ele tenha pego somente o mamilo e o atrito acabou machucando… A pega correta visa com que movimento de sucção nada mais seja do que uma massagem no peito da mãe, estimulando o leite a sair para a boca do bebê, e sem dor!

Também indicamos a leitura do livro “Manual prático de aleitamento materno” do dr. Carlos Gonzales, nele tanto as mães que amamentam quanto os profissionais envolvidos com a amamentação encontrarão informações valiosas que são repassadas de forma clara, confiável e prática.

Você pode encontrar esse livro aqui: Manual Prático De Aleitamento Materno – 2ª Edição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *