A assistência faz a diferença!

Para um parto normal humanizado, não é o visual da sala, a fala mansa do médico, a música tocada escolhida a dedo, a luzinha ou a equipe sorrindo para você que caracteriza uma equipe humanizada! Não MESMO!

O que caracteriza uma equipe humanizada é a assistência ao parto baseada em evidência científica

  • É deixar a mulher protagonizar o seu processo com o mínimo de intervenções possíveis.
  • É se deitar no chão porque a mulher escolheu parir em pé, é saber conduzir com empatia qualquer intercorrência em sala de parto.
  • É compartilhar escolhas e decisões com a mulher!
  • É respeitar o corpo e o momento dela; com luzinha ou sem luzinha, com música ou sem música.
  • A premissa é o respeito, a empatia e o protagonismo DA MULHER.

O que eu já vi em parto normal humanizado em minha experiência como doula?

Já vi partos lindos e respeitosos com equipes humanizadas real/oficial, em que o casal questionou a validade do “selinho humanizado” porque tiveram analgesia e/ou intervenção durante o processo do parto – até mesmo uma cesariana como desfecho.

Isso não deslegitima o que poderia ser chamado de parto humanizado – muito pelo contrário: se aconteceu por real necessidade, em decisão compartilhada (usando a evidência científica), ela continua sendo uma assistência respeitosa.

A diferença é a assistência!

Como saber se a assistência do meu médico é/foi humanizada?

Tem alguns pontos que são diferenças entre uma equipe e a outra, trago aqui algumas dicas para refinar seu olhar:

  1. SALA DE ESPERA: Converse com outras mulheres na sala de espera, perguntando como foi o parto delas – queremos relatos com o maior número de detalhes!
  2. AGENDA: A/o médica/o já desmarcou consulta porque foi atender parto? Seu/sua médico/a já desmarcou o consultório porque tinha parto? Bebês não vêm com cartão de embarque, a não ser que seja por via cesariana.
  3. FOTOS: Que tipo de foto enfeita o consultório? Essa pista é importante: Fotos em que a mãe está de cabeça de um lado e seu bebê do outro já mostra uma possível cesariana. Se a maioria das fotos forem assim, já explicam muita coisa!
  4. DOULA: A doula É DA MULHER! A/o médica/o aceita que você escolha e leve sua própria doula? Tem doulas que vêm de brinde com a equipe toda. Imposição de Doula pode ser um mau sinal.
  5. EXAME DE TOQUE: Não são necessários por rotina durante as consultas antes do trabalho de parto, a não ser que tenha uma necessidade médica para tal.
  6. TIC-TAC: A gestação humana varia do período de 37 a 42 semanas. Geralmente quem não é a favor do protagonismo da mulher não espera mais que 40 semanas em uma gestação de risco habitual (baixo risco). Se o relógio for um motivo de estresse, fique atenta porque pode ser cilada.
  7. O PARTO: Peça um relato da/do médica/o de como deveria acontecer o parto com a assistência dele/dela. Se o relato for de que ainda é cedo, te falar para cuidar do enxoval, da luzinha, playlist ou com a lembrancinha, já sabe: cilada!
  8. PLANO DE SAÚDE: Seu plano de saúde pode te passar as taxas de cirurgias cesarianas / parto normal do seu médico – é só você pedir. Se houver uma taxa maior que 15% de cesárea, é cilada!
  9. PLANO DE PARTO: Foi incentivada a construir um plano de parto? A/o médica/o aceita que você construa um? Pergunte. Se não houver abertura ou mesmo não se der importância para o plano de parto, o plano real pode ser aos poucos te levar para uma cirurgia cesariana desnecessária. (Para saber mais sobre o plano de parto, leia aqui o texto “O que garante o plano de parto”)

Com essas dicas super simples, você não precisa esperar a grande hora para descobrir que tudo vai acontecer diferente do que você gostaria que fosse.

Lembrete importante sobre a assistência ao parto normal humanizado

O dia do parto é uma construção que começa assim que você percebe ou descobre que está grávida. Essa construção precisa e depende da sua participação. Muito além do que luzinhas e brindes para o dia da visita, o que está em jogo é a sua saúde, do seu bebê e da sua família.

Se informe, participe, se cerque de pessoas que te veem como um ser único, que vai ter uma experiência única e transformadora.

Um beijo e boa hora pra você!