Manifesto Timo

“Um livro se torna diferente a cada vez que o lemos”

Bem no centro do peito, atrás do osso que tocamos quando dizemos “eu”, existe um  pequeno órgão chamado timo, que produz hormônios e células T, essenciais para nosso sistema imunológico. O timo é relativamente grande e vermelho nos recém-nascidos, vai ficando branco-acinzentado nos primeiros anos, atinge o tamanho máximo na puberdade e, a partir daí, começa a encolher progressivamente e a ser substituído por tecido adiposo, de tom amarelado.

Na Grécia Antiga, o termo “thymus” possuía uma variedade de significados, como energia vital, paixão e euforia. A palavra foi usada por Platão para se referir à parte da alma que é responsável pelas emoções e pelos sentimentos mais nobres, como a coragem, a determinação, o orgulho e a indignação. Para o filósofo, o thymos é especialmente importante na formação da virtude e na busca pela justiça; é por meio de seu desenvolvimento que o ser humano é capaz de superar as tentações do desejo e de seguir os ditames da razão, buscando o bem comum e a harmonia da sociedade.

A Editora Timo tem como energia vital os direitos humanos, sexuais e reprodutivos, a saúde, a mulher, a criança. A maternidade inteirinha: gestação, nascimento, amamentação, alimentação, criação e as tantas relações desse tema. A autonomia, do pensamento, do corpo. A igualdade de raça e gênero. O feminismo. A defesa das minorias. A informação isenta, ética, responsável. A independência. A cultura. As boas histórias. Com arte, criatividade e design.

Ela nasceu com o objetivo de publicar, no sentido de tornar público, obras que imprimam esses valores e tragam à sociedade alguns debates com menos espaço no mundo contemporâneo.

Ótimo, íntimo, cheio de estímulo. Desde 2014, nosso timo pulsa feliz com nossa trajetória.

 

PS. Vale lembrar que a Editora Timo não aceita patrocínio nem qualquer espécie de financiamento de empresas que produzem substitutos do leite materno e materiais relacionados, bem como alimentos infantis complementares. Recomendamos que todos os envolvidos com aleitamento materno respeitem, apoiem e se unam a este posicionamento ético.

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua navegação. Política de privacidade