Há uma campanha na TV sobre mães recebendo latas do Leite Ninho Zero Lactose e agradecendo à empresa pelo produto, já que seus filhos têm restrição à lactose. Há uma frase no comercial que nos incomodou e motivou esse post, replicado do blog da Casa do Brincar (nossos parceiros): “Toda mãe tem uma força que supera qualquer desafio na busca do que é melhor para seus filhos”. A frase está corretíssima. Mas, posta dentro do contexto do filme, induz os telespectadores a acreditarem que é fundamental um alimento especial para essa criança.
E ISSO NÃO É VERDADE!!! O melhor alimento para as crianças é o leite materno, e se elas apresentarem alguma restrição é a MÃE quem deve, inicialmente, fazer alguma dieta. O leite de vaca é um dos principais alimentos implicados no desenvolvimento de alergias alimentares, há de se ter muito cuidado com a indicação de fórmulas infantis!
Para ler mais sobre a campanha, clique aqui.
Nosso autor preferido (rsrs) diz que “Se recomendamos o aleitamento prolongado e a introdução tardia e cautelosa de outros alimentos para bebês com antecedentes familiares de alergia, recomendamos o mesmo com muito mais razão para os bebês com alergias demonstradas. É um erro grave recomendar o desmame para substituir o leite materno por um leite hidrolisado.” (Manual prático de aleitamento materno”, Carlos González, página 217).