Essa é uma dúvida muito comum. Afinal de contas, estou ou não em trabalho de parto? Para te ajudar nessa caminhada até o seu parto, vamos começar a falar de questões muito importantes. Duas delas: contrações e pródomos.
O que são pródomos?
O termo pródromos é derivado da palavra grega pródromos ou precursor. Pródromos são sintomas não específicos que antecedem um evento fisiológico.
Na gestação, os pródromos, ou período prodrômico, são pequenos sinais demonstrando que o corpo da mãe e do bebe estão se preparando para um futuro trabalho de parto.
Esse período é caracterizado pela presença de contrações uterinas sem ritmos e de intensidade variadas, podem ser dolorosas em alguns momentos ou só incômodas.
Essas falsas contrações, que também são chamadas de contrações de treinamento, não promovem a dilatação do colo uterino, mas ajudam na descida do fundo uterino, pressionando e direcionando o bebê na pelve materna. Esse evento pode ocasionar alguns desconfortos como dores na lombar, pressão na bexiga, sensação de peso no períneo e dores nas articulações do quadril, mas ainda não é o tão falado trabalho de parto.
Todo esse evento de pródromos pode demorar semanas e não tem como saber se a mulher entrará ou não em trabalho de parto em breve.
Como é a contração do trabalho de parto?
O trabalho de parto é um evento que tem uma regularidade. Ele vem como uma onda, começa fraquinho, aumenta a intensidade, mantém um pico máximo de dor e vai passando gradativamente. Assim são as contrações do TP.
DICAS para esse momento:
1- Deixe tudo pronto
2- Se alimente e se hidrate bem
3- Descanse bastante
5- Use e abuse da lavanda em óleo essencial para massagem relaxante ou um escalda pés – ajuda a relaxar
4- Quando a dor pegar, tome um banho quente.
A dor está incomodando? Está aumentando? Então, tome um banho!
E se depois do banho as coisas ficarem intensas, ligue pra sua doula e boa hora!
Um beijo,
Lili Doula