A educação financeira não irá deixar o seu filho milionário

Muita gente acha que o propósito da educação financeira é ser milionário e nunca mais ter que trabalhar na vida. A verdade não é bem essa. A não ser que você ganhe em jogos na loteria, se tornar um milionário é consequência de uma série de eventos entre os quais está a educação financeira. Ou seja, sem ela, a pessoa pode até ganhar milhões, mas perderá com o tempo.

Por que educação financeira?

A educação financeira serve para nos trazer liberdade e uma relação mais saudável com o dinheiro. Nossos filhos não precisam necessariamente serem milionários para serem felizes.

Mas se não tiverem uma boa relação com o dinheiro, dificilmente terão uma vida tranquila.

E dinheiro traz felicidade? Estudo diz que sim

Afinal, todos os pais querem que seus filhos sejam felizes. Eu quero que os meus dois filhos sejam mega hiper felizes. Apesar da famosa crença de que “dinheiro não traz felicidade”, uma ampla pesquisa divulgada no começo de 2022 mostrou que traz sim.

O estudo foi feito pelo pesquisador Matthew A. Killingsworth da The Wharton School, da Universidade da Pensilvania. A pesquisa foi feita com dados de renda e classificações de felicidade do aplicativo Track Your Happiness. Ao longo do dia, os usuários eram convidados a responder à pergunta “como você se sente agora?”, cujas opções de respostas eram “muito mal” a “muito bem”. Também foi feita a pergunta “no geral, quão satisfeito você está com sua vida?”, com respostas em uma escala de “nada” a “extremamente”.

Foram coletados dados de 1.725.994 relatórios de bem-estar feitos por 33.391 adultos em idade ativa, com emprego e que vivem nos EUA. Killingsworth descobriu que a relação entre os níveis de renda e felicidade era bastante linear, tanto em termos de bem-estar experimentado (com base em quão bem se sentiram quando solicitados ao longo do dia) e satisfação com a vida.

Uma possibilidade é que as pessoas gastem dinheiro para reduzir o sofrimento e aumentar o prazer, e que o dinheiro que sobra seja aplicado de forma diferente dependendo da renda", escreveu ele no estudo. Ou seja, o dinheiro lhe permite ter alternativas que ajudam a contornar problemas que causam “sofrimento”. Com isso, as pessoas têm maior sensação de felicidade.

Mas, para ter dinheiro é preciso ter educação financeira

Afinal, “ter” dinheiro é diferente de “ganhar” dinheiro. Ganhar não significa reter e fazer render. Para ajudar os pais nesse processo, em setembro será realizada a primeira Semana da Educação Financeira Infantil (EFI).

Será de 19 a 23 de Setembro, online e totalmente gratuita! Procure o instagram @projetosemanadaefi e vá pegando as dicas dos especialistas! Estarei lá para lhe ajudar também!

Paula Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua navegação. Política de privacidade