A mãe está de férias?

Sabemos que a mãe, em especial aquela que cuida da cria 24/7, deseja profundamente umas férias. Não dos filhos: queremos fugir, só que levar eles junto! Afinal, a mãe está de férias?

Em época de férias escolares um alívio na carga de responsabilidades seria bem-vindo também às mães dos escolares, e fizemos uma pesquisa sobre quais os maiores desejos das mães nesse quesito – você não é todo mundo, sua mãe bem disse, mas nesse caso os desejos estão parecidos.

Aproveita e já encaminha esse texto para quem tem que ler também.

  1. Descanso e relaxamento: O primeiro da lista é mesmo o descanso. Depois de dedicar tempo e energia significativos para cuidar, a mãe quer simplesmente uma pausa para descansar e recarregar as energias. As férias podem proporcionar uma oportunidade para relaxar, desfrutar de atividades de lazer e ter algum tempo para cuidar de si. Claro, se a
    rede de apoio for estruturada e presente, é possível realizar este desejo de férias com a família.
  2. Tempo de qualidade com a família: E o primeiro desejo nos leva ao segundo, embora uma mãe já passe bastante tempo com a família, as férias podem oferecer uma chance de criar memórias especiais e se envolver em atividades que podem ser difíceis de realizar na rotina diária. É uma oportunidade para toda a família se relacionar, explorar novos lugares e aproveitar a companhia uns dos outros.
  3. Liberdade de responsabilidades: Aqui entramos em terreno arenoso. Sim, sabemos que a rede de apoio também cuida – ou pelo menos assim se espera. Entretanto, cuidar de uma criança requer atenção e responsabilidade constantes da mãe, a nossa cabeça não para de cuidar mesmo quando estamos ausentes fisicamente. A mãe pode desejar uma pausa temporária dessas obrigações. Isso pode envolver o compartilhamento de responsabilidades de cuidado com o parceiro ou outros membros da família, permitindo que ela tenha momentos de liberdade pessoal e a chance de buscar seus próprios interesses. Algumas mães relataram que ter um tempo de trabalho completamente focado estaria quase no mesmo nível de férias.
  4. Exploração e aventura: A mãe pode ter seus próprios interesses e desejos de exploração e aventura. Existe uma Dora Aventureira em cada uma de nós sim, é só dar um pouquinho de corda pra ela que ela aparece. E ela quer visitar novos lugares, experimentar novas atividades e praticar hobbies de que goste. As férias podem ser uma oportunidade de sair da rotina e experimentar coisas novas. A mãe pode ser quem escolhe o destino de vez em quando e tudo bem.
  5. Autocuidado: Verdades da vida, dar carinho de maneira saudável supõe ter tempo pra se cuidar também. Uma mãe que está sempre focada nas necessidades da cria pode desejar algum tempo de autocuidado durante as férias. Isso pode envolver tratamentos de spa (dêem spa days para mães, gostamos), entregar-se às suas atividades favoritas
    (deixa a gente assistir séries e filmes para adultos, gostamos), desfrutar de boa comida (deixa a gente pedir pratos não kids, gostamos muito).
  6. Conexão com outros adultos: E aqui a cereja do bolo: somos adultas. Cuidar de uma criança às vezes pode ser isolador e uma mãe pode apreciar a chance de socializar e se conectar com outros adultos. Na real, a maternidade pode ser um lugar muito solitário porque as vezes só queremos conversar sobre o mundo das pessoas adultas, e o que encontramos são conversas e mais conversas sobre fases de videogame ou episódios da Peppa. Mesmo com os adultos que nos cercam. Seja conhecendo outras pessoas durante passeios ou atividades, ou passando tempo com as amigas em um jantar, a companhia adulta num contexto adulto pode ser rejuvenescedora e gratificante.

No final das contas, os desejos e preferências de uma mãe podem variar muito, claro.

Pode ser que você não tenha se identificado muito com esse top 6, é importante reconhecer que cada indivíduo tem necessidades e desejos únicos. Eu confesso que gabaritei! E as férias escolares podem ser uma oportunidade para uma mãe pensar no seu bem-estar e fazer essa lição de férias, aproveitando tempo de qualidade e criando memórias duradouras.

Alessandra Gaidarg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua navegação. Política de privacidade