Mães na Livraria 45+: entre mulheres maduras

Escrevo esse relato ainda muito impactada pelo recente encontro #MãesNaLivraria que acabou de acontecer agora no dia 20/set/23, na Livraria da Vila da Fradique, em SP.

Começando do começo: o projeto Mães na Livraria

Antes de dividir minhas impressões mais pessoais, deixe-me relembrar o que é esse projeto: há 3 anos desenvolvi e ofereci para o pessoal de Eventos da Livraria da Vila uma série de encontros mensais e gratuitos para mães e bebês, visando normalizar a presença dessas mulheres no puerpério no ambiente público, potencializar a leitura e o debate de títulos aderentes, promover a sensibilização coletiva.

A Vila prontamente acolheu o projeto e durante 2018 e 2019 fizemos nossas rodas de conversa, cada mês um tema e convidados diferentes. Demos uma pausa por conta da pandemia, mas retomamos em 2023, toda terceira quarta-feira do mês à tarde, sempre com muito acolhimento e respeito por todos os lados. Foi e continua sendo um sucesso!

Após tantos encontros lindos, com convidados e convidadas de todas as tribos, que generosamente acatam meu convite e topam passar uma tarde conosco, partilhando suas expertises, impressões, leituras, alegrias (e alguns receios, confesso), foi me dando uma vontade de reunir também algumas outras mães, aquelas que já não possuem bebês tão pequenos, mas que, curiosamente, percebo estar enfrentando (novamente) uma certa dificuldade de encontrar espaços seguros para reflexão, partilhas e leitura, muita leitura (claro!). Um encontro de mulheres maduras.

Quer ler mais sobre maternidade, filhos e processos das mulheres? LEIA:

Mamãe Desobediente
Nossos Corpos por Nós Mesmas
Mães na Quarentena

As mães depois dos filhos crescidos

Eu mesma me vejo buscando esse lugar, pois meus filhos estão crescidos, dois já saíram de casa, a caçula está na faculdade. Mesmo não passando mais pelo constrangimento de sair com um bebê e receber olhares tortos numa livraria, sinto falta de estar mais entre mulheres, seguir em frente com a minha vida cultural/intelectual, debater assuntos interessantes e pertinentes ao meu momento atual, trocar impressões a respeito dos tantos livros incríveis que podemos ler…

Juntou com a alegria da chegada da Primavera, essa estação tão especial, que significa renovação, sol, prosperidade, novas oportunidades.

Juntou com a percepção que a maturidade às vezes é chamada de “segunda primavera” (vocês sabiam disso?), inclusive alguns movimentos sociais feministas recentes são reconhecidos assim.

Juntou com a possibilidade das minhas convidadas (Ana Bach e Mariangela – Neca – Cruz) poderem estar em São Paulo no dia exato do encontro na Vila, carregando com elas outras convidadas queridas e importantes.

Pronto, fizemos mesmo esse encontro de/para mulheres maduras, o #MãesNaLivraria45+, onde coube todo mundo: mulheres, mães, avós, crianças, bebês, e até um homem (claro, todo mundo é SEMPRE bem-vindo!). Lemos um trecho do livro “Mulheres que correm com os lobos”, fizemos uma roda de conversa (e descalços!), falamos das nossas impressões pessoais e de como o livro reverberava em nós; mesmo quem nunca tinha lido trouxe algo para o grupo ali!

Outras camadas: leitura em círculo, dança circular e Vasalisa de Abayomi

O evento teve muitas outras camadas e atos (SIM, a gente confeccionou uma Vasalisa), mais sutis, mais sensíveis, que impactaram cada uma de nós de um jeito diferente. Dessa camada mais delicada, não dá pra falar aqui. Aqui só deixo esse breve relato, meu imenso agradecimento pela parceria com a Livraria da Vila, minha gratidão pela presença de cada uma das pessoas, minha felicidade de poder desenvolver um projeto desses pela editora Timo, e algumas fotos.

Foi um encontro maravilhoso. E em breve faremos mais #MãesNaLivraria45+, saibam disso! Que todas possam estar presentes novamente, as que já vieram e as que sentirem vontade de vir!!!


ANA BASAGLIA, especialista e mestre em Design, mãe de três filhos e avó de duas crianças (uma ainda no forninho!). Leitora voraz e irrequieta (do tipo que lê até bula de remédio), vencedora de um Jabuti de projeto gráfico, Ana é também uma das fundadoras do grupo de apoio ao aleitamento materno Matrice, que atua de modo voluntário desde 2006, além de pesquisar fanzines e cultura alternativa.

Se desejar escrever diretamente para ela, o email é ana.basaglia@gmail.com.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookies para melhorar a sua navegação. Política de privacidade