Se você ainda desconfia ou está em dúvida se o método de introdução alimentar BLW é o melhor para o seu bebê, separamos 5 benefícios retirados do livro Baby-Led Weaning: O Desmame Guiado Pelo Bebê.
1. É prazeroso!
Comer deveria ser um prazer para todos – adultos e bebês, da mesma forma. Ter um papel ativo durante as refeições e ter controle sobre o que, quanto e com qual velocidade você come faz com que comer seja mais prazeroso; o contrário pode tornar as refeições um sofrimento. Os bebês que seguem o Baby-led Weaning esperam ansiosamente pela hora de comer, gostam de aprender sobre os diferentes alimentos e fazer as coisas sozinhos. É mais provável que as primeiras experiências com as refeições alegres e tranquilas deem à criança uma atitude saudável por toda a vida.
2. É natural!
Os bebês são programados para experimentar e explorar, é assim que eles aprendem. Eles usam suas mãos e bocas para descobrir sobre todos os tipos de objetos, incluindo a comida. Com BLW, um bebê pode explorar os alimentos no seu próprio ritmo e seguir seus instintos para comer quando estiver pronto – assim como qualquer outro filhote de animal.
3. Aprender sobre a comida
Os bebês que podem se alimentar sozinhos aprendem sobre a aparência, o cheiro, o sabor e a textura de diferentes alimentos, e sobre como diferentes sabores podem ser combinados. Com as papinhas todos os sabores são misturados em um. Os bebês que fazem Baby-led Weaning podem descobrir os diferentes sabores em um guisado de frango com legumes, por exemplo, e começam a aprender como reconhecer alimentos que eles gostam. E eles podem simplesmente excluir qualquer coisa que não gostarem, em vez de terem que recusar o guisado inteiro para evitar um alimento. Isso faz com que o planejamento seja mais fácil e significa que os bebês não vão deixar de comer as coisas que eles gostam. Também significa que a família toda pode dividir uma refeição, embora nem todos gostem de todos os sabores.
4. Aprender a comer com segurança
Poder explorar os alimentos antes que eles entrem pela boca ensina aos bebês lições importantes sobre o que pode e o que não pode ser mastigado. A relação entre o que sentimos com uma parte do nosso corpo e o que percebemos com outra só pode ser aprendida por meio da experiência. Então, para um bebê, tocar um pedaço de alimento com a mão e depois colocá-lo na boca o ajuda a avaliar com que facilidade pedaços de alimentos de diferentes tamanhos podem ser mastigados e movidos pela boca com a língua. Isso pode ser uma característica importante para a segurança, evitando que mais tarde ele coloque na boca pedaços grandes demais para serem mastigados. Aprender a lidar com alimentos de diferentes texturas desde o começo também pode diminuir a probabilidade dos bebês engasgarem.
5. Aprender sobre o mundo
Os bebês nunca estão apenas brincando, eles estão sempre aprendendo. Praticamente tudo que os bebês podem aprender do melhor (e mais caro) brinquedo educativo pode ser aprendido manipulando a comida. Por exemplo, eles descobrem como segurar uma coisa macia sem amassá-la, ou uma coisa escorregadia sem deixá-la cair – e quando alguma coisa escapa das suas mãos, eles aprendem sobre a gravidade. Eles também aprendem sobre conceitos como mais e menos, tamanho, forma, peso e textura. Uma vez que todos os seus sentidos (visão, tato, audição, olfato e paladar) estão envolvidos, eles descobrem como relacionar tudo isso para uma melhor compreensão do mundo à sua volta.
E aí, gostou dessas dicas? Já fez o BLW por aí? Ou pretende fazer?
Vamos ampliar esse debate: compartilhe entre sua rede parental!